Hoje vou escrever quanto ao segundo versículo que me deu um tapa na cara e me exigiu mudanças de comportamento, e isso foi a pouco tempo atrás.
Não seja precipitado de lábios, nem apressado de coração para fazer promessas diante de Deus. Deus está nos céus, e você na Terra, por isso, fale pouco. Ec 5-2 NVI
Uma das grandes soluções para uma sociedade é a capacidade de falar, jutamente com a capacidade de ouvir temos a base para uma convivência mais agradável. Um dos nossos grandes problemas é a capacidade de falar, exatamente por este problema a Bíblia diz que o membro mais perigoso do corpo humano é a língua. Falamos sobre sentimentos, falamos sobre planos, falamos sobre sonhos, falamos bem, falamos mal. Mentímos, enganamos e muitos dos pecados conhecidos e catalogados pelos órgãos (muitos deles farisaicos) regulamentadores do pecado tem participação da língua. Com ela ferimos, com ela também curamos, com ela abênçoamos e com ela amaldiçoamos. Com a língua nos comprometemos.
Fazemos promessas, trazemos as coisas que não são, como se fossem. Podemos dizer 'eu vou te ajudar', 'eu vou mudar', 'eu vou falar', são fatos que ainda não acontecerem e que não haviam o menor compromisso com a realidade em que vivemos, mas através da fala se faz um compromisso com a ação, se faz uma promessa. Quantos de nós já não fizeram uma promessa que não podemos cumprir, 'Fique em paz pois eu vou te ajudar' e no exato momento em que a pessoa fica em paz nos não podemos ajudar - não que isso seja feito por mal, mas ninguém tem o controle do futuro, ninguém sabe do dia de amanhã.
Como está escrito no versículo 4 'Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto'. Muitos tentam se esconder por trás da palavra 'voto', descrevendo o voto como uma promessa mais especial, feita de uma forma mais especial e única exclusivamente a Deus, dessa forma negligênciando as promessas e votos - até mesmo afirmações - feitas também ao seu próximo. Mesmo quando as consequências são claras e danosas ao seu próximo as pessoas tem escondido a profundidade do ensinamento deste versículo dizendo que não foi realmente um voto, e se foi, foi um engano.
5 e 6 - 'É melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir. Não permita que sua boca o faça pecar. E não diga ao mensageiro de Deus: "O meu voto foi um engano". Por que irritar a Deus com o que você diz e deixá-lo destruir o que você realizou?'. Não sou ninguém para vir aqui e definir a quais tipos de votos/promessas estes versículos se referem, para isto eu recomendo procurar o melhor juiz para julgar suas palavras, o Espírito Santo de Deus. Mas na dúvida o conselho de Eclesiastes é muito válido, 'É melhor não fazer voto' ou 'cumpra o seu voto'. Particularmente eu fico com o trecho que me deu um tapa no rosto 'Deus está nos céus, e você na Terra, por isso, fale pouco'.
Glória a Deus pela iniciativa de vocês! Prossigamos em meditar na palavra do Senhor e usá-la como bússola para as nossas vidas...
ResponderExcluirSalmos 119.9 - Como pode um jovem conservar pura a sua vida? É só obedecer aos teus mandamentos.
2 Timóteo 3.15-16 - E, desde menino, você conhece as Escrituras Sagradas, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus.Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.