Para tudo há uma ocasião certa.
Ec. 3.1
Domingo passado, enquanto ministrava para a igreja durante o louvor pedi autoridade de Deus para falar com a igreja. Ali mesmo, no púlpito, fechei os olhos porque não conseguia encarar as pessoas me olhando, esperando algo acontecer para que elas viessem a louvar (ou fazer qualquer outra coisa). Eu sabia que nada mais iria acontecer, não iriamos cantar um louvor mais agitado, não teríamos luzes, possivelmente não surgiria uma carruagem de fogo no meio da igreja. Para aquele momento apenas ensaiamos um hino, um hino calmo com uma mensagem simples que falava sobre o motivo pelo qual adoramos a Deus. Nada de chave, de vitória, de restituição, nada. Apenas um louvor puro.
Quantas vezes não esperamos acontecer o inacreditável para nos mover? Quantas vezes não esperamos a situação extrema para tomar decisões?
Sempre ouvi falar que quando alguém ministra a palavra de Deus esta palavra fala antes a pessoa. Sempre duvidei disso como lei absoluta, pois naquele momento não refleti muito sobre o que Deus pediu para que eu dissesse, mas essas palavras não me deixaram em paz desde então. Disse a igreja que nada de mais iria acontecer. O céu não iria se abrir, uma chave não iria descer, o anjo não iria aparecer, não iriamos cantar um hino mais agitado. Logo não adiantaria esperar alguma dessas coisas, ou outras infinitas, acontecerem para então louvar a Deus. O tempo era aquele, depois disso a oportunidade não voltaria.
Com essas palavras fermentando em minha vida comecei a me perguntar e cada pergunta foi como um soco no estomago. Para mim eu disse ‘hoje faço a faculdade dos meus sonhos, o que estou esperando para ser o aluno mais aplicado?’, ou então ‘hoje trabalho no local dos meus sonhos, o que estou esperando para dar o melhor desempenho da minha vida?’ dessa forma pode-se distribuir socos no estomago de todos que alcançaram algo. Você tem o relacionamento que sempre pediu a Deus, o que está esperando para ser o melhor esposo (esposa, namorada[o])? Você recebeu a promoção que tanto pediu a Deus, o que está esperando para se dedicar ao máximo? Também aos que estão aguardando ‘Quando eu entrar em um emprego melhor vou ofertar muitos reais, agora não posso dar nem um centavo’, ou ‘quanto eu tiver algum cargo no ministério vou me preocupar em me preparar e estudar’ – para quem pensa dessa forma fica apenas um versículo ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito’ Mt.25.23
É natural do ser humano agir apenas quando algo o impulsiona, e é muito natural do crente se apoiar erroneamente no versículo de Eclesiastes 3.1 para ficar estagnado. Mas vamos pensar um pouco. A tempo para todas as coisas, para amar, para cuidar, pregar, para viver, para morrer. E se quando passa o tempo de amar e não amamos? Cuidar, e somos desleixados? Pregar e nos omitimos? Viver e desperdiçamos? Morrer e morrermos?
Não há tempo para perder tempo.
É verdade Nuno... Este texto falou comigo também... Talves muita gente acha que Deus cobra só os dons e talentos que Ele deu para serem usados na igreja ou algo semelhante, quando não está sendo usado ou está sendo usado de uma forma incorreta e até deixado de lado.
ResponderExcluirMas, não... Ele também está observando como estamos tratando a nossa família, estudo, faculdade, emprego, saúde... E tudo mais que Ele nos deu...
Penso que sempre que bater aquele desânimo esperando algo que para nós nunca acontece, devemos olhar e ver o quando Deus já fez, e como Ele nos sustenta... Pois damos valor a um olho são, quando ele está com conjutivite.
O que eu quis dizer? Simples, que devemos nos alegrar simplismente por estarmos bem, com saude... Pois muitos não a tem! E como eu vi uma vez no site do "Diante do Trono", agradeça pelos dias normais, aqueles dias que para você nada acontece... Pois nos dias normais, não ficamos doentes, não recebemos notícias desagradáveis,etc...
Para não ficar naquilo de que nada acontece, esperando algo acontecer para glorificar... Faça acontecer, glorifique ao Senhor.
Nossa Nuno, DEUS te abençoe sempre, palavras sábias emitidas por alguém que realmente sabe o significado de ser CRISTÂO.
ResponderExcluir"Pra quê esperar o amanhã se você pode fazer a diferença hoje?"
Nuno já passei por essa experiencia tbm, e não é nada facil qdo queremos mostrar às pessoas que elas devem "acordar" principalmente em um louvor congregacional, parece que elas querem ouvir aquilo q "elas querem" e pronto... esquecem q estamos ali pra adorarmos ao Rei dos reis... ja chorei muito por causa disso! Sabe estou estudando sobre Escatologia esse trimestre na EBD e uma das coisas q me chama muito a atenção será nosso galardão . Até a forma como adorar a Deus vai ser contado tbm, tanto na igreja, em casa, no trabalho, iremos ter nosso galardão... o que temos feito com tudo o que Deus tem nos dado, ou ainda aquilo q Ele vai nos dar...
ResponderExcluirAbraços a todos