30 de setembro de 2009

E tú, eclesiastes? - Planejamento

Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força;
agir com sabedoria assegura o sucesso.
Ec 10-10

coyote_foolproof_plan Em todos os projetos tenho ouvido sobre planejamento, tenho ouvido e pensado tanto em planejamento que fica até difícil imaginar como a vida sem parar e pensar, observar, testar, pesquisar antes de realizar tarefas importantes. Viver sem planejar é algo perfeitamente possível, tanto que até corriqueiro. Vez por outra vemos nós e as pessoas quebrando a cabeça, gastando esforço, suor e recursos de modo demasiado simplesmente por falta de planejamento.

Você pode perfeitamente ir a um super mercado, fazer sua compra usar tempo planejando o que comprar. Você pode perfeitamente pegar um balde de tinta e pintar sua casa sem usar tempo pensando em quantos litros usará. Você pode perfeitamente fazer um trabalho para a faculdade usando apenas os poucos minutos de consciência antes de dormir. Nada impede de agir sem planejar.

Mas, como garantir que você comprará todos os produtos necessários para seu sustento? Ou que não irá gastar além do que deveria comprando coisas a mais? Quem garante que a tinta usada será o suficiente para toda a casa, ou as mãos de tinta serão suficiente? Como garantir que seu cansasso não te impedirá de fazer o trabalho, considerand os fatores exteros assim como nos lembra este versículo ‘… o tempo e o acaso afetam a todos.’ 9-11
De qualquer maneira você fará suas compras no super mercado. Ou pintará sua casa. Ou realizará seu trabalho de faculdade. Mas se o machado estiver cego e sua lamina não afiada, talvez nada disso fique bem feito.

Jonatas Nuno

Nenhum comentário:

Postar um comentário