1 de outubro de 2009

Eu, Jeremias?

Hoje não vou usar um texto específico do livro de Jeremias pra este devocional, e sim falar um pouco sobre o próprio profeta. Lendo o livro podemos perceber quantas perseguições e sofrimento ele passou simplesmente por tentar instruir o povo que eles estavam errando e fazendo coisas que desagradavam o coração de Deus. Quantas vezes ele mostrava ao povo seus erros e as possíveis conseqüência de cada um deles. Jeremias lutava praticamente sozinho contra reis, príncipes e sacerdotes. Foi prezo, açoitado, proibido de entrar no templo e ameaçado várias vezes tendo até que se esconder algumas vezes, como se fosse um criminoso, mas nunca desistiu de falar o que o Pai colocava em seu coração e nem de chorar aos pés do Senhor pedindo por aquele povo desobediente.

Esta semana começou com notícias ruins. Tempestades, tornados, terremotos, tsunami, enchentes, quanta destruição... Quantos mortos, perdidos, desabrigados, e quantos destes salvos? Quantos destes estão agora descansando ao lado do Pai, e quantos se perderam para sempre?

Lendo uma reportagem hoje me deparei com o seguinte depoimento: "Eu já vi terremotos aqui antes e este foi o pior. Há sangue por toda parte, pessoas com seus membros amputados. Vimos prédios caírem, pessoas morrendo", disse o norte-americano Greg Hunt, 38, no aeroporto de Padang. (reportagem do G1 sobre o tremor na Indonésia na madrugada do dia 30/09)

A Indonésia é um país em sua maioria Islamista, com influências budistas e hinduístas, não encontrei registros de uma população cristã entre os seus mais 237.000.000 de habitantes, apesar de termos alguns missionários trabalhando para levar a verdade aqueles corações. Com estas notícias, me senti um pouco culpada e ao mesmo tempo egoísta, por me conformar com a certeza de que tenho um Deus pronto para ouvir meus problemas e responder as minhas dúvidas, por me sentir amada e protegida por Ele, e por não dividir isso, por nem mesmo orar por aqueles que estão espalhados pelo mundo fazendo o que eu não tenho coragem para fazer.

E não precisamos ir tão longe para vermos imagens de destruição, aqui mesmo no Brasil, vemos notícias de Santa Catarina, originalmente de população católica, sofrendo com desastres naturais.

Gostaria que nós nos inspirássemos em Jeremias. Que nossos problemas, tão pequenos, perto dos que ele teve e dos que nossos missionários enfrentam, não nos ceguem e nos façam esquecer de que muitos estão morrendo sem conhecer a Deus. Que se não podemos ir até eles, oremos por eles e por aqueles que se levantam e vão até lá, para falar da verdade deixada a nós. Que estas pessoas possam ser salvas, e quando digo salvas não digo apenas salvas dos desastres ou da morte, mas espiritualmente salvas, que sua morte seja apenas a oportunidade de se encontrar com o Pai.

Michele Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário